Ácido hialurônico faz milagres para a pele?

Uma das substâncias mais comentadas nos últimos anos na indústria dos cosméticos, sem dúvida, é o ácido hialurônico. Mas, você sabia que ele é produzido pelo nosso próprio corpo? Quando somos jovens, nossa pele é normalmente mais lisa e elástica. Isso acontece porque ela tem muito ácido hialurônico, que é a substância que preenche os espaços entre as células. Com a idade, a quantidade de ácido hialurônico diminui, afetando, também, a hidratação e a elasticidade da pele, o que contribui para o surgimento das chamadas rugas. Isso quer dizer que, se você usar cremes à base de ácido hialurônico não terá rugas? Seria bom se fosse verdade, mas não é bem assim.

O ácido hialurônico é uma substância presente em todos os órgãos do nosso corpo, em diferentes proporções, sendo que só a pele contém 56 % desse total. De forma não natural, pode ser obtido a partir de animais ou a partir de bactérias, o que permite sua produção em escala industrial. Quando feito a partir da fermentação bacteriana raramente produz reações alérgicas. Se ocorrem, são discretas, como vermelhidão no local, sensação de coceira ou pequenos inchaços, que tendem a sumir naturalmente em até 48 horas.

Sua aplicação deixa a pele mais hidratada e elástica, podendo retardar as rugas, mas sumir com elas é quase impossível. Afinal, são as provas mais contundentes de que vivemos plenamente e com saúde. Mas, o uso do ácido hialurônico traz muito mais benefícios do que problemas. Não é uma “fonte da juventude” e nem faz milagres, mas tem um altíssimo poder de hidratação, por exemplo. Consegue reter a água na pele até mil vezes o seu próprio peso! Isso faz com que os sinais de envelhecimento sejam diminuídos, assim como as linhas de expressão e rugas.

Agora que você já sabe mais sobre o ácido hialurônico é só escolher o produto que mais lhe agrada e usar, mas sempre é bom passar por um especialista antes. Só o médico vai poder indicar para você até a melhor maneira de aplicar o produto. Assim, seus efeitos e benefícios serão muito maiores.