Já ouviu falar em água termal?

Entre as pessoas antenadas e que gostam e cuidar do corpo ela já é modinha. Mas, você já ouviu falar em água termal? Como o próprio nome diz, é uma água, mas não apenas mineral. A água termal é aquela que vem de nascentes subterrâneas, geralmente de rochas geotérmicas, que contêm águas quentes (com temperaturas médias que variam de 20°C até espantosos 63°C graus) e, por isso, contém altas concentrações de sais minerais. Quanto mais alta sua temperatura, maior a quantidade de minerais.

Usada como cosmético, se apresenta geralmente em formato spray, é de fácil aplicação e pode ser usada várias vezes por dia sem contraindicações. Mas, tem que ser pura, sem nenhum tipo de substância adicional como conservantes, colorantes ou perfumes.

Existem vários tipos de águas termais, classificadas de acordo com temperatura e composição. Assim, elas podem ser:

Isotônicas: aquelas com concentração de sais minerais similar as do sangue;

Hipotônicas: aquelas com baixa concentração de sais minerais;

Hipertônicas: as que têm alta concentração de sais minerais;

Hipotermais: com temperaturas entre 20°C e 30°C;

Termais: entre 30°C e 40°C;

Hipertermais: acima de 40°C.

Mas, quais podem ser os reais benefícios do uso das águas termais para o corpo? O primeiro, sem dúvida, é a hidratação profunda que a água termal proporciona, o que ajuda a reequilibrar o ph da pele. Ela também é antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce da pele, pois, protege as células epiteliais dos radicais livres.

Se a pele está irritada, queimada de sol, exposta ao vento, à poeira e às intempéries naturais, a água termal serve como bálsamo calmante. Ela também pode ajudar no tratamento de algumas dermatites por causa de seu efeito cicatrizante. Também pode ser usada como uma “água micelar”, removendo a maquiagem, como também para preparar a pele para receber a maquiagem.

Os benefícios se estendem aos cabelos, uma vez que a água termal ajuda a remover os resíduos de sal e cloro, deixando os cabelos mais brilhantes e macios.

Teoricamente, ela pode ser usada por todas as pessoas, em qualquer tipo de pele, inclusive, a pele oleosa, que não costuma se dar bem com nenhum tipo de hidratante.

Com tantos benefícios, cabe perguntar, quais as desvantagens da água termal? Antes de mais nada, o preço (em média, R$ 70,00 por 150 ml), depois a questão da origem dessa água, uma vez que se necessita de um grau de pureza elevado para que ela faça o efeito desejado. Hoje em dia, poucos lugares da Terra estão livres de poluição e contaminação. Se a água for certificada, claro, só restam os benefícios.

Basta pesquisar bem antes de comprar. Fica a dica!