O ácido hialurônico e a flacidez

Com o envelhecimento, um processo natural que ocorre na pele é a flacidez, tanto no rosto quanto no corpo. Claro que maus hábitos alimentares e sedentarismo colaboram para que isso ocorra mais cedo, mas é preciso entender que a flacidez vai chegar, cedo ou tarde.

A queda na produção de colágeno, que dá firmeza à pele, e de ácido hialurônico, que deixa a pele “preenchida”; são os principais fatores responsáveis pela flacidez, já que a diminuição dessas substâncias é natural durante o envelhecimento, mesmo que os efeitos da flacidez na pele já sejam visíveis a partir dos 25 anos.

No entanto, essa perda de sustentação aparece com mais frequência nas mulheres, após a menopausa, e em idosos de ambos os sexos, pois, há a substituição de parte dos músculos por gordura. Além disso, pessoas que tiveram uma perda de peso repentina, que têm a pele clara ou aquelas que se expõem ao sol com muita frequência, principalmente sem proteção, também são bastante afetadas.

Você pode prevenir a flacidez desenvolvendo alguns hábitos saudáveis para a saúde e a beleza. Como não praticar exercícios físicos e ter uma má alimentação contribuem para agravar a flacidez, invista em uma alimentação balanceada. Alimentos com antioxidantes, como leites, cereais e peixes, ajudam a manter a pele firme.

Outra dica é praticar atividades físicas regularmente, como pilates e musculação, que estimulam o tônus muscular e a diminuição do tecido adiposo. Isso é importante porque a gordura pode esconder um músculo tonificado, ocasionando a flacidez. Assim, você também consegue evitar a variação de peso e o efeito sanfona, que deixa a pele mais flácida e ainda pode causar estrias.

Além disso, massagear os músculos faciais ajuda a manter a pele firme. Se beneficie também do uso do filtro solar diariamente, pois, a exposição ao sol sem proteção faz com que a pele perca força. Você ainda pode usar dermocosméticos ou cosmecêuticos que combatam a flacidez.

Hoje em dia, já existem diversos dermocosméticos e tratamentos que ajudam nesse processo. No consultório do dermatologista, você irá observar bons resultados com o uso de radiofrequência, já que o calor nos ajuda a produzir colágeno. A temperatura atingida no tratamento contrai as fibras existentes, diminuindo a flacidez. Outros tratamentos eficazes são preenchimento com ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio, além do laser de CO2 não ablativo. Consulte seu médico para saber qual procedimento irá atender melhor as suas necessidades.

Já com os cosméticos, escolha ativos que estimulem a produção de colágeno como, por exemplo, as vitaminas A e C. Aproveite, também, as vantagens que o ácido hialurônico oferece para amenizar a flacidez. Ele trabalha na firmeza da pele e elimina os radicais livres gerados no tecido após exposição à luz UV.

Claro que sua alimentação pode fazer uma grande diferença no combate à flacidez. Para evitar o surgimento e o agravamento da pele flácida, evite consumir muitos doces, álcool, refrigerantes, frituras, alimentos embutidos e ricos em sódio. Você também pode contar com a ajuda extra de outros nutrientes, que são aliados para deixar a pele mais firme. A gelatina, por exemplo, apresenta grandes quantidades de colágeno e, além de melhorar a aparência da pele, também é ótima para unhas e cabelos.

Frutas vermelhas, como a amora e o morango, são ricas em antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres na pele. Enquanto isso, os alimentos alaranjados são ricos em vitamina A e as frutas cítricas contêm vitamina C, substâncias que contribuem para a formação de colágeno. Já a aveia, é fonte de silício, substância capaz de estimular a produção de colágeno.

Contra o avanço do tempo não podemos fazer nada, mas se cuidar para ter mais qualidade de vida na velhice está ao nosso alcance. Se informe mais e viva melhor!