O poder das frutas nos cosméticos

O uso de princípios ativos naturais na indústria dos cosméticos é muito antigo, mas cada vez mais consumidoras estão querendo opções saudáveis ou produtos com menos adições artificiais. Nessa hora, muitas frutas são potenciais fontes de substâncias que podem atuar sobre a beleza e saúde da pele e cabelos, por exemplo. Conheça algumas delas: 

Maracujá

Só no Brasil são 120 espécies da famosa passion fruit. Utilizada há muitos anos na indústria farmacêutica por causa da passiflorina (calmante natural extraído das folhas da planta), o maracujá pode ser usado como fonte de ácidos graxos – presentes no óleo de sua semente, com predominância de ômega 6 e 9 e palmíticos, que tem ação emoliente e antioxidante.

Acerola

Quase uma “bomba” de vitaminas e minerais (A, B1, B2, B3, B5 B9, C, cálcio, zinco, cobre, magnésio e potássio), a pequena acerola pode ser usada em vários tipos de cosméticos. Como tem uma quantidade muito grande de vitamina C, contribui na prevenção de radicais livres, sendo assim, utilizada como antioxidante. Além disso, ainda tem tanino, que funciona tanto como antioxidante quanto como adstringente.

Açaí

Muitos cosméticos atualmente tem usado o açaí em sua fórmula pelos seus efeitos hidratante, emoliente, energizante, suavizante e remineralizante. Esta poderosa fruta tem grande quantidade de antocianina (responsável pela forte coloração da fruta), que combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, os cosméticos para cabelos utilizam o açaí pela sua capacidade de nutrir e hidratar os fios ressecados e opacos.

Coco

Quase todo mundo sabe que a água de coco é muito benéfica para a hidratação do corpo e da pele, mas seu óleo é um dos famosos óleos láuricos (capazes de liberar interleucina, substância importante para fortalecer a imunidade) e seu principal princípio ativo nos cosméticos é o ácido láurico. Esse tipo de óleo penetra com extrema rapidez pelos poros da pele, facilitando sua absorção. Quando entra no corpo, passa a agir como imunomodulador. Ou seja, fortalece a imunidade e equilibra até quadros inflamatórios.

Mirtilo (blueberry)

Como toda fruta de coloração escura, tem alto poder antioxidante. Pode até ser usada in natura sob a forma de máscara facial, por exemplo. Rica em vitamina C, flavonoides e compostos fenólicos, o mirtilo tem muitas vitaminas e minerais como manganês, selênio e zinco. Aplicado na pele, e também ingerido, ajuda a melhorar a circulação e a nutrição celular, além de combater rugas e flacidez.

Amora

Por ser vermelha, é rica em antocianidinas, as mesmas substâncias que fazem do vinho tinto uma bebida tão recomendada para quem deseja prevenir problemas cardíacos. Como antioxidante, a amora neutraliza os radicais livres que destroem as células da pele, reduz rugas e ameniza manchas. Outra vantagem ajudar na reposição hormonal da pele, o que interessa às mulheres que já passaram pela menopausa.

 Morango

Uma pequena porção de morangos já provê nossas necessidades diárias de vitamina C. Se aplicado sobre a pele, ajuda a clareá-la, uma vez que essa vitamina impede a produção de melanina. O morango tem ação desintoxicante, que elimina os radicais livres, estimula a circulação sanguínea e deixa a pele mais macia e viçosa. Os sais minerais e as demais vitaminas ainda mantém a pele hidratada.

 Cacau

Possui cinco vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto. O cacau (e não o chocolate) é rico em polifenóis, que neutralizam os radicais livres. Melhora a circulação sanguínea, o que ajuda a nutrição das células, reduzindo rugas e linhas de expressão.

Goiaba vermelha

É uma excelente fonte de vitamina C e licopeno, famoso por seu poder antioxidante. Se aplicada na pele, ajuda a clareá-la e a combater flacidez e rugas. Por ter mais vitamina C do que a laranja, por exemplo, a goiaba aumenta a imunidade. Além disso, por causa da vitamina A, que também tem em abundância, serve como fotoprotetora, protegendo contra os raios ultravioleta. Ainda tem caroteno e outras vitaminas.

Assim, da próxima vez que você for ao mercado ou à feira, lembre-se de apostar no poder das frutas. Seu corpo vai agradecer!