Hidratar é preciso!

Pouca gente se atenta para isso, mas o maior órgão do nosso corpo não é outro se não a pele. É o mais extenso e tem diferentes características, dependo da área, com variações de espessura e textura. Como um órgão importante e extenso, obviamente, precisa de cuidados especiais, sendo a hidratação um dos mais importantes.

Mas, antes, é preciso entender como a pele se compõe. Está dividida em três camadas: epiderme, derme e conjunto adiposo. A epiderme é a camada mais externa e tem a função de proteger a pele de agressões como a dos raios UV e também da perda excessiva de água. Ela também é subdividida em camadas, sendo que sua camada mais superficial é chamada de estrato córneo, composta basicamente por queratina. 

É na queratina que são encontradas moléculas de aminoácidos que formam o Fator Natural de Hidratação (NMF, da sigla inglês Natural Moisturizing Factor), que é fundamental no controle e manutenção da hidratação do estrato córneo. O NMF é uma mistura de 15 aminoácidos altamente higroscópicos, ou seja, capacitados para absorver água da atmosfera mesmo em baixa umidade. 

A água é a única substância capaz de proporcionar elasticidade ao estrato córneo, sendo necessária para que as reações metabólicas aconteçam, resultando na renovação celular. É justamente o estrato córneo quem tem a importância de reter a água nesta região, evitando que a pele fique ressecada e desidratada. 

A quantidade de água na pele também é reduzida naturalmente com o aumento da idade, assim como a quantidade de NMF produzida, fazendo com que a pele se torne mais seca e menos hidratada. Outros fatores como exposição ao sol, uso de detergentes ou solventes e tempo seco podem levar à desidratação e, consequentemente, sensações de desconforto, estiramento, perda de elasticidade, de brilho e de maciez. 

Na derme se encontram os vasos responsáveis pela nutrição e oxigenação da epiderme. Assim, podemos dizer que esta camada é muito importante para o aspecto externo da pele, sem dizer que nela estão as fibras de colágeno, responsáveis pela elasticidade. Já o tecido adiposo guarda energia e serve de isolante térmico.

E são as condições climáticas, assim como a passagem do tempo, que afetam mais a pele, fazendo-a perder umidade. Nessa hora é preciso uma ajuda externa. Para isso, existem produtos emolientes, umectantes e hidratantes, que podem ser usados conforme a necessidade. Mas, como saber a hora de usar cada um destes produtos?

Emolientes são substâncias como óleos ou lipídios, que têm finalidade de suavizar, amaciar ou tornar a pele mais flexível. Eles diminuem a perda transepidérmica de água e mantêm o nível adequado de umidade no estrato córneo, permitindo flexibilidade cutânea. O envelhecimento e as agressões ambientais colaboram na redução da capacidade de retenção de água da pele, tornando-a seca e rugosa. Dessa forma, a adição de agentes emolientes nas fórmulas de cosméticos pode ser eficaz na prevenção de rugas e pele seca. Em geral, os cremes possuem pelo menos um emoliente em sua composição. 

Já os umectantes são substâncias que contêm água em sua formulação e, quando aplicadas na pele, criam uma camada que protege a pele de perder água para a atmosfera, mantendo-a umedecida. Dentre eles destacam-se a glicerina, D-pantenol, ácido hialurônico, óleos e extratos vegetais. 

Os óleos vegetais são os melhores agentes umectantes, pois, eles mantém a água na superfície da camada, deixando-a hidratada. O ácido hialurônico é uma substância encontrada na pele e atua preenchendo os espaços entre as células, deixando-a com um aspecto liso e bem hidratado. A concentração desse ácido diminui conforme a idade, sendo um dos motivos de aparecimento de rugas e de ressecamento. 

A adição do ácido hialurônico nos cremes ajuda tanto na hidratação, já que ele retém água na pele – um grama de ácido consegue reter até três gramas de água – quanto a suavizar rugas e marcas de envelhecimento.

Ao contrário dos emolientes e umectantes, os hidratantes ligam-se às moléculas de água, retendo-as em toda a extensão da pele e não somente superficialmente. Uma das substâncias hidratantes mais usadas na cosmética é a ureia. Presente no NMF, ela tem alta capacidade de se ligar à água ao longo da camada córnea, proporcionando a hidratação da pele. Ou seja, os hidratantes são muito importantes para uma pele saudável.

E você pode até fazer o seu próprio creme hidratante em casa. É só usar as substâncias mais adequadas para seu tipo de pele. Você pode adicionar óleos vegetais, pastas naturais ou bases prontas para cremes. Só não se esqueça de consultar um médico antes!