Cosmecêuticos, dermocosméticos e a revolução da beleza

Todos sabem que o nosso corpo precisa de cuidados. Seja pelo natural avanço da idade, por causa de algum problema de saúde ou mesmo para que possamos parecer mais jovens e saudáveis. Nessa hora não faltam os avançados cosméticos de hoje em dia. Mas, você sabe a diferença entre um cosmético comum e os cosmecêuticos? E os dermocosméticos? Veja o que é cada um e como você pode se beneficiar!

Os cosméticos são produtos voltados para a higienização e embelezamento, possuindo ação mais centrada na epiderme, a camada superficial da pele. Não trabalham em profundidade, não modificam as condições fisiológicas da pele, sendo pouco eficazes no tratamento das alterações da pele como rugas, flacidez, acne, manchas, apesar de poderem criar um “disfarce”imediato do problema. São comercializados sem nenhuma exigência de estudo de eficácia ou comprovação.

Já os dermocosméticos têm ação cosmética e dermatológica, ou seja, contam com ativos com foco na beleza e na saúde da derme. Possuem substâncias que são usadas prioritariamente em tratamentos, geralmente não têm corantes e pouca fragrância. São classificados pela Anvisa como produtos de grau II, ou seja, passam por testes e pesquisas para a comprovação científica sobre sua eficácia e segurança.

Os cosmecêuticos fazem a junção mais eficaz dos cosméticos com medicamentos. Ou seja, são produtos que atuam como cosméticos funcionais ou neurocosméticos, agindo com profundidade na pele, proporcionando maior permeação dos ativos neles contidos, sendo assim considerados cosméticos de tratamento. Na sua grande maioria  são hipoalergênicos, mais indicados à pessoas alérgicas ou com sensibilidade. Precisam de pesquisas que comprovem sua eficácia.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada um, como escolher o melhor entre tantas opções? Primeiramente, não se pode dizer que um dermocosmético seja melhor do que um cosmético comum ou mesmo um cosmecêutico.

Tudo vai depender do objetivo de cada pessoa, porém, é importante ressaltar que independentemente da escolha do produto, o ideal é que se faça uma avaliação da pele para identificar qual a melhor opção para você, então, consulte sempre um profissional especializado para esse fim.

Depois, é bom salientar que os cosmecêuticos são eficazes desde que sejam indicados para um problema específico. Assim, não se deve usar um produto dessa classificação simplesmente porque parece melhor ou mais eficaz do que um cosmético. 

É preciso entender que os cosmecêuticos e os dermocosméticos representam uma revolução no mundo da beleza, mas devem ser usados sempre com recomendação médica, sob pena de não resultarem no efeito desejado.

Além disso, mesmo um produto de alta tecnologia e eficácia não faz milagres. É preciso ter uma dieta saudável, fazer exercícios físicos regularmente, beber bastante água e evitar fumo e bebidas alcoólicas. Só assim você estará realmente cuidando do seu maior bem: você mesmo!