Pés pra que te quero!

Eles nos dão sustentação e permitem que possamos andar de um lado para o outro com total liberdade, mas pouca gente dá a devida atenção aos pés! Tratar bem dos pés vai além dos cuidados estéticos, afinal, são eles que carregam todo o nosso peso. Antes de mais nada é preciso entender que, mesmo com sua primordial importância para a nossa saúde, os pés são relativamente frágeis.

Eles possuem muitos ossos (26 ao todo, somando as 14 falanges: três para cada dedo, exceto para o hálux, que tem apenas duas), ou seja, o risco de lesões é muito grande, isso sem considerarmos os tipos de pisada, de formação do próprio pé, se estão expostos à excesso de peso etc. Além disso, têm estrutura complexa, que envolve muitos ligamentos e várias articulações.

Assim, ter pés tratados é uma questão que ultrapassa a simples vaidade. A higienização adequada é sempre importante, mas os cuidados precisam passar pela esfoliação e hidratação até o trato específico com as unhas e o conforto. Veja algumas dicas básicas para deixar seus pés sempre saudáveis.

Na hora do banho, lave bem os pés com sabão antibacteriano. Isso, geralmente, elimina todas as bactérias que estejam na pele. Nessa hora, vale usar uma bucha natural para ajudar numa esfoliação leve. Depois do banho, a dica mais importante – e que quase ninguém segue – é secar muito bem os pés, principalmente entre os vãos dos dedos. A umidade acumulada nesse local pode causar frieiras e ajudar a proliferação de bactérias e fungos.

Pelo menos uma vez por semana é recomendada uma esfoliação. Isso remove as células mortas e deixa a pele mais saudável e lisa. Mas, não faça uma esfoliação muito intensa. Basta usar lixas finas ou cosméticos específicos para isso. Se a pele dos pés ficar fina demais podem aparecer bolhas, o que sempre é prejudicial.

A hidratação dos pés também é fundamental e vai funcionar melhor depois do banho, quando os poros estão dilatados e a pele mais limpa. Prefira cremes com substâncias emolientes ou com ácidos que atuem na renovação celular.

Não esqueça, também, das unhas, sempre sujeitas à procriação de fungos. O recomendável é ir à manicure de 15 em 15 dias para corte e lixamento. Apenas empurre as cutículas, sem cortá-las, uma vez que servem para proteger as unhas. Fique alguns períodos sem esmalte, permitindo que as unhas respirem.

Claro que, não adianta todo esse cuidado se, na hora de sair, você escolher o calçado errado. Saber qual sapato é melhor para o seu pé é um cuidado essencial. Nessa hora, conforto é fundamental.

Amortecer os impactos evita machucados, esporões, joanetes e dores nas costas, entre outros problemas. Por isso, conforto e maciez no calçar é muito mais importante do que “estar na moda”! 

Não se esqueça, também, de levar em consideração o formato do sapato e a sua altura, já que essas características podem causar esforços desnecessários para os seus pés. Todas essas dicas precisam ser ainda mais consideradas se você possui doenças circulatórias ou diabetes. Nesses casos específicos, procure sempre orientação médica.

Tomando esses cuidados, os seus pés ainda vão levar você muito mais longe do que se possa imaginar… durante muito tempo!