A linguagem da beleza

Uma das maiores recomendações de médicos e profissionais da área da estética é que os pacientes nunca comprem cosméticos sem saber exatamente o que estão levando para casa. A melhor solução, além da prescrição médica correta, é ler a bula ou a caixa do produto. Nessa hora pode bater um certo desânimo, já que muitos dos termos usados nesse tipo de texto não são exatamente de domínio público.

Para ajudar você a saber se não está comprando “gato por lebre”, vamos explicar resumidamente algumas das expressões mais usadas na indústria da beleza. E vamos começar por uma expressão que aparece tanto nos cosméticos manipulados quanto naqueles que saem das fábricas, o veículo que, nesse caso, está longe de ser um carro!

A maioria dos cremes, shampoos, máscaras e outros cosméticos é feita a partir de uma mistura de ingredientes. Para que a mistura fique homogênea, geralmente, é preciso um solvente que, quase sempre, entra em quantidade maior do que os outros ingredientes. Esse solvente, seja simplesmente água deionizada ou outra substância qualquer, é o famoso veículo.

Também ligada diretamente à fórmula está a abreviação Q.S.P. Nada mais é do que a abreviação de Quantidade Suficiente Para e diz respeito a algum ingrediente que não tem quantidade fixa na fórmula, servindo para completar o peso ou os mililitros da apresentação do cosmético. Geralmente é usada para o nosso já conhecido veículo. Isso permite que a indústria possa retirar e colocar componentes na fórmula, apenas alterando a quantidade de veículo e mantendo, ainda assim, o peso correto. 

Já que mencionamos a água deionizada, é bom você saber que esta é apenas uma das águas utilizadas na indústria dos cosméticos. Água deionizada: é a água que foi desmineralizada (livre de íons, metais pesados e outras substâncias) por um processo de troca iônica, por exemplo. É uma água quimicamente pura, mas não esterilizada. Água destilada: como o nome diz, é a água obtida através do processo de destilação, o que a torna desmineralizada e, como a deionizada, quimicamente pura. Água bidestilada: é a água obtida através da desmineralização de água não pura e com outras substâncias. Destilada duas vezes, fica apenas com moléculas de Oxigênio e Hidrogênio. Água termal: água com alta concentração de minerais e que sai naturalmente aquecida do solo, sob a forma de gêiseres, por exemplo.

Ainda existem muitas outras expressões próprias do mundo da beleza, mas o melhor conhecimento é mesmo a informação correta. Por isso, em caso de dúvida, consulte sempre um médico. E procure sempre pelas marcas mais respeitadas do mercado na hora de adquirir cosméticos!