Beleza na tela do celular

Os números do setor apontam, desde o início dos anos 2000, que a Internet está transformando a indústria de cosméticos. De 2002 a 2016, as vendas de cosméticos pela rede cresceram mais de 600% pelo mundo. No Brasil, essa expansão foi de 408% (dados da consultoria internacional Euromonitor)! Mas, a influência digital na beleza está cada vez maior. E a prova definitiva disso é o telefone celular!

O celular parece ter substituído o espelho. E as grandes marcas de cosméticos no mundo já entraram na onda, lançando cada vez mais aplicativos, principalmente para testes de batons, lápis e rímel, entre outros acessórios, já que basta uma foto pelo celular para se ter uma ideia do efeito desses cosméticos sobre o próprio rosto.

Com a previsão mais que otimista para 2020 apontando que o mercado global de saúde e beleza deve atingir US$ 675 bilhões em vendas, muitas empresas estão investindo maciçamente em inovação. Embora nem sempre isso seja fácil. Por exemplo, em 2015, a gigante francesa L’Oréal, detentora de 34 marcas, desenvolveu o Makeup Genius, um aplicativo para o teste de suas maquiagens.

O resultado não foi o esperado. Tentando melhorar a sua performance, a empresa também comprou a canadense ModiFace, especializada em realidade aumentada e inteligência artificial para o setor de beleza. A ModiFace faz o diagnóstico da pele e suas características de maneira precisa para o teste de maquiagens.  A iniciativa parece ter dado resultado, trazendo um crescimento de mais de 30% em vendas para a L’Oréal. Hoje, as vendas online já representam 8% das receitas do grupo.

O meio digital também trouxe transformações definitivas no consumo. Segundo levantamento da Capgemini, consultoria global especializada em tecnologia digital, cerca de 80% das pessoas estariam dispostas a gastar mais em um produto, caso a prova de compra fosse mais satisfatória. No caso dos cosméticos, os aplicativos que simulam a maquiagem são essa prova!

A Natura, empresa nacional referência no setor, também já entendeu que o futuro pode ser bastante digital. Em 2015, a empresa desenvolveu, em parceria com a chinesa Meitu, o MakeUp Plus, um aplicativo que permite o teste e a compra de maquiagens da marca. Agora, a ideia é estender essa possibilidade de testes para seus outros produtos.

Até os tradicionais catálogos da marca vão ter uma “pegada” tecnológica. Eles vão trazer um botão “pin”, do Pinterest. Ao mirar o smartphone na imagem, o consumidor será redirecionado para a página da marca dentro do Pinterest com looks de maquiagens e inspirações temáticas para noite, o dia ou uma festa. Os produtos, claro, poderão ser comprados diretamente na rede.

Avon e Sephora também querem participar da nova moda. A Avon criou o Espelho Avon, e a Sephora desenvolveu o Virtual Artist, aplicativos com diversas funcionalidades para o teste de produtos. Pelo que apontam as novas tendências, se depender das maiores empresas do ramo, o espelho deve ficar restrito apenas aos bons e velhos contos de fada!