Crescei e multiplicai: o mercado de cosméticos masculinos
Já vai longe o tempo em que os cuidados dos homens com o próprio corpo eram limitados ao físico, shampoos e barba. A cada ano, o mercado de cosméticos para homens cresce, assim como o interesse deles em se cuidar. Um dos reflexos é a proliferação de barbearias “gourmet” com comodidades que vão de cerveja gelada à mesa de sinuca.
A quantidade de produtos nesse segmento específico, como óleos, cremes e shampoos, aumentou significativamente nas prateleiras de supermercados e lojas especializadas. Mas, os homens também estão preocupados com a oleosidade da pele, a hidratação, as tinturas, cuidados com as unhas e outras coisas que, antes, se quer faziam parte do vocabulário do universo masculino.
Pesquisas recentes traduzem essa preocupação, como o aumento das vendas de cosméticos online para homens. Por outro lado, isso também pode mostrar que esse “novo homem” ainda não está totalmente confortável para entrar numa loja física e comprar produtos de beleza para si. Mas, obviamente, isso é uma questão de tempo.
As empresas já perceberam esse interesse e, também, as sutis diferenças entre o consumo feminino e o masculino. Por exemplo, os homens gostam de produtos multiuso. Assim, entre usar um shampoo e um condicionador, eles preferem um só produto com as duas funções. E isso vale para cremes, loções e demais produtos.
Mulheres não se incomodam se precisarem usar três ou mais cosméticos de uma vez. Para os homens isso, geralmente, não funciona. Essa espécie de preguiça cômoda faz parte do jeito de ser masculino, mas indica uma boa abertura de mercado. Uma prova é que desodorantes, perfumes e shampoos para a barba são os três itens que os homens mais consomem, segundo análises de e-commerce.
Isso quer dizer que o mercado de cosméticos para homens está longe de ser um mercado maduro, ou seja, existe muito espaço para a expansão e inserção de outros produtos de beleza voltados para o público masculino como esfoliantes, loções adstringentes, vitaminas capilares, hidratantes específicos etc.
Isso não é bom apenas para os homens, mas também para o mercado da beleza como um todo. O investimento das empresas em produtos específicos estimula a competitividade, aquece e fortalece o mercado da beleza. Pensando mais no próprio corpo, os homens fazem o mercado de cosméticos crescer e se multiplicar… e isso é muito bom para a economia geral, não é mesmo?