Cravos e espinhas

Dificilmente alguém nunca sofreu, em alguma fase da vida, com problemas de pele comuns como alergias e irritações. Um dos mais corriqueiros, sem dúvida, é a acne. A puberdade, quando os hormônios sexuais começam a ser produzidos, é o período da vida mais propício para o seu aparecimento. Geralmente, as lesões surgem com mais frequência na face, peito, ombros e nas costas.

            Algumas pessoas já têm uma predisposição genética para o desenvolvimento de cravos e espinhas de maneira exagerada. Essa predisposição desencadeia mudanças relacionadas ao conteúdo de gordura (secreção sebácea) da pele e do couro cabeludo. Situações de estresse ou o período menstrual podem intensificar essas lesões.

            Os principais sintomas da acne são: comedões (cravos); pápulas (lesões sólidas arredondadas, endurecidas e eritematosas); pústulas (lesões com pus); nódulos (lesões caracterizadas pela inflamação, que se expandem por camadas mais profundas da pele e podem levar à destruição de tecidos, causando cicatrizes) e cistos (maiores que as pústulas, inflamados, expandem-se por camadas mais profundas da pele, podem ser muito dolorosos e também deixar cicatrizes).

As lesões podem piorar se as pessoas usarem medicamentos à base de corticoides ou vitaminas do complexo B. Exposição exagerada ao sol, uma dieta rica em gorduras ou mesmo a estação do ano, como o inverno, por exemplo; também podem agravar o quadro. Mas, o pior mesmo é o hábito de mexer nas lesões, “espremendo” os cravos e espinhas.

O melhor, mesmo, é prevenir que a acne apareça. A prevenção começa, sempre, com a higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pele acneica ou oleosa.

Mas, cuidado, a limpeza excessiva é prejudicial à pele e pode piorar as lesões, irritando ainda mais a pele. Também se deve evitar cosméticos que aumentem a oleosidade. Apesar de a pele poder apresentar melhora após a exposição ao sol, essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada acarreta piora do quadro. Então, evitar a exposição ao sol também é aconselhável.A verdade é que a acne pode ser um problema de saúde muito sério e não deve ser menosprezada. Procure usar cosméticos de qualidade, testados dermatologicamente e com ingredientes eficazes. Os cosmecêuticos são os mais indicados, mas não se esqueça que a orientação médica adequada é fundamental e bem mais importante. E tenha em mente que a acne é um problema que pode ser solucionado, mesmo que o caminho até uma pele saudável possa ser longo e difícil.