Manchas na pele

Ao longo dos anos, nossa pele vai perdendo elasticidade, ganhando rugas e envelhecendo, como todo o nosso organismo. Mas, uma das mudanças mais significativas no maior órgão do nosso corpo, sem dúvida, é o aparecimento de manchas. Mas, até que ponto essas manchas são preocupantes e o que a indústria dos cosméticos pode fazer para nos ajudar?

A exposição intensa ao sol pode causar o aparecimento de tumores que, com o tempo, podem se transformar em câncer de pele. Infelizmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o mais frequente em nosso país. E tudo isso pode começar com uma simples mancha. Assim, é bom ficar atento às manchas e também às cores que elas apresentam.

Por exemplo, manchas marrons que geralmente aparecem nos braços e dorso das mãos são as melanoses solares, mais conhecidas como manchas senis porque são mais comuns em idosos. Existem, também, aquelas manchas que aparecem depois de uma lesão como feridas ou até acne que podem variar de coloração. As sardas, comuns nas peles que tomam muito sol, podem ser vermelhas e assim por diante.

Para prevenir as manchas não existe nenhuma fórmula ou cosmético mágico, mas a limpeza diária é fundamental, pois, livra a pele de bactérias. Fazer esfoliação pelo menos uma vez por semana também é recomendável, assim como não “cutucar” pequenas lesões como cravos e espinhas, já que isso acaba escurecendo a pele posteriormente.

Usar filtro solar todos os dias e manter sempre a pele e o corpo hidratados também são medidas que previnem o aparecimento de manchas. Quanto aos cosméticos, como já foi dito, não há milagres, mas algumas substâncias são mais eficazes para combater e diminuir as manchas. 

Vitaminas A, C e E, óleo de rosa mosqueta, ácido tranexâmico, niacinamida, ácido glicólico e muitas outras substâncias que estão presentes em vários cosméticos, dermocosméticos e cosmecêuticos são só algumas armas para diminuir ou clarear as manchas. Basta escolher a marca que você mais confia e seguir as recomendações dos fabricantes ou dos médicos.

Claro que as manchas mais preocupantes são aquelas que se transformam em melanomas, ou seja, câncer de pele. Contra essas não adianta nenhuma precaução ou produto de beleza. Uma das técnicas para se identificar essas manchas é a que muitos dermatologistas chamam de ABCDE, ou seja, cinco perguntas simples:

A: a lesão é assimétrica?   

B: tem bordas irregulares?

C: tem mais de uma cor?

D: tem um diâmetro maior do que 6 milímetros?

E: tem evolução na mancha (como coceira, sangramento ou outro sintoma que não havia antes)? 

    Se você responder afirmativamente a alguma dessas perguntas, a recomendação é procurar um dermatologista o mais rapidamente possível!