Proteção X Ressecamento: os efeitos do álcool gel sobre a pele

A eficácia do álcool gel 70% contra vírus, bactérias e fungos é mais do que reconhecida e pesquisada. Nas épocas de surtos e epidemias de gripe, ele é um grande aliado. O problema é que seu uso constante leva ao ressecamento da pele, uma vez que ele é um solvente poderoso e acaba com a gordura natural que hidrata e protege a nossa pele.

Isso pode provocar desde um ressecamento profundo e vermelhidão até dermatites e rachaduras. Por isso, é comum as reclamações de quem tem que usar álcool gel diariamente, de que está com a pele áspera e seca, principalmente nas mãos.

Mas, qual a solução? Deixar de se proteger de doenças graves ou prejudicar a saúde da sua pele? A solução é bem simples, na verdade.

As dicas de médicos e especialistas continuam valendo: hidratar constantemente a pele, evitar banhos muito quentes e demorados, dar preferência para o uso de sabonetes líquidos hidratantes, não esfregar a pele, beber bastante água etc.

Aquelas pessoas que gostam de adquirir produtos mais específicos podem procurar por marcas de álcool gel que já tenham hidratantes em sua fórmula. São muitas marcas, com preços que variam bastante. Claro que se prevenir de maneira mais natural também é fácil. 

Por exemplo, fazer um creme hidratante em casa. Uma receita simples é misturar uma xícara de coco ralado com uma colher de aveia num copo de leite morno. Bater tudo no liquidificador até obter um creme bem homogêneo. Aplicar na área da pele ressecada por 15 minutos e depois retirar com água morna.

Também é possível fazer um álcool gel hidratante em casa. É só misturar bem os seguintes ingredientes: 100 ml de álcool em gel, 2 ml de extrato de gérmen de trigo (extrato glicólico) e 2 gotas de corante, se quiser um álcool colorido. Depois, só colocar num frasco limpo e usar normalmente.

O que não pode acontecer é não usar o álcool em gel, principalmente se você é mais suscetível a doenças infecto-contagiosas ou trabalha em ambientes de muita circulação e aglomeração de pessoas. Em especial nas épocas de surtos e epidemias. Proteja a sua saúde e cuide da sua pele, necessariamente nessa ordem.