Cosméticos são um bom caminho para montar o próprio negócio

Uma da melhores maneiras de empoderamento feminino, sem dúvida, é a mulher ser dona do próprio nariz, principalmente do ponto de vista econômico. Não depender do marido ou do companheiro é o primeiro requisito para ser mais segura, assertiva e não precisar aceitar qualquer tipo de imposição. 

Mas, o mercado de trabalho ainda não é o ideal em possibilidades e equiparação, o que pode empurrar muitas mulheres para o empreendedorismo ou até a informalidade. Nessa hora, entrar na indústria dos cosméticos pode ser uma ótima opção. Atualmente, a fabricação de cosméticos é uma atividade que pode render bons lucros. 

Primeiramente por não ter necessidade imediata de instalações ou equipamentos caros. Depois, os cuidados com manuseio e armazenamento de substâncias geralmente são simples. E, por último, mas não menos importante, a diversificação de produtos que se pode fabricar é bastante grande, indo de cremes e shampoos até esfoliantes e máscaras, por exemplo.

Mas, isso não quer dizer que entrar nesse tipo de negócio seja fácil.

Lançar uma linha de cosméticos própria, por exemplo, exige estudar previamente o mercado para levantar seus possíveis concorrentes, não pensar em grandes lucros logo de início, criar valores agregados aos seus produtos e, sempre, atender as expectativas dos clientes. Resiliência, liderança e capacidade de lidar com adversidades passam a ser qualidades que serão de fundamental importância para quem abraçar esta ideia.

Afinal, recai sobre o fabricante a responsabilidade direta pela qualidade dos produtos, assegurando que são adequados aos fins a que se destinam. É preciso que todas as etapas sejam fiscalizadas, com profissionais habilitados e competentes. Também é preciso conhecer as leis e como funciona a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regulariza e regulamenta todos os passos da autorização, produção, liberação e comercialização dos produtos.

Você pode, e deve,  contar com o apoio de instituições como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que oferece regularmente cursos de capacitação e orientação para quem está começando a empreender. Afinal, empreendedorismo não é aventura.

Tomando-se todos os cuidados, a indústria de cosméticos é um setor atraente, sempre em franco crescimento e que permite uma flexibilidade capaz de acompanhar as idas e vindas do mercado. Ou seja, um bom negócio a se pensar quando se quer a liberdade de ser o próprio patrão… ou patroa!