Os cosméticos podem fazer mal à saúde?

Cosmético é todo aquele produto relacionado à beleza humana. Podem ser hidratantes, shampoos, esmaltes, batons, desodorantes, maquiagens e uma infinidade de produtos que, atualmente, são produzidos em escala industrial e com uma generosa ajuda da química.

A maioria desses produtos, obviamente, é indicada para uso em contato com o nosso corpo. E, justamente por isso, é preciso muito cuidado e atenção com a composição desses produtos. Tanto, que muitos já trazem a informação de terem sido dermatologicamente testados ou não usarem substâncias consideradas tóxicas na própria embalagem, por exemplo.

É que já existem estudos que apontam que algumas substâncias presentes em vários cosméticos podem causar danos à nossa saúde. Algumas podem até afetar o funcionamento de órgãos como a glândula tireóide ao simular a ação de hormônios. É o caso do triclosan, presente em vários cosméticos como conservante e antibacteriano, mas que pode afetar seriamente o fígado e ainda ser altamente cancerígeno.

    Todo cuidado é preciso, então, na hora de comprar e usar cosméticos de qualquer natureza. Por exemplo, uma mulher que usa maquiagem e outros produtos de beleza diariamente pode entrar em contato com até 175 substâncias diferentes num único dia! Isso dá 2,5 quilos de substâncias químicas por ano, com uma estimativa de absorção de até 60% de tudo isso!

    Não são números para se desprezar. Sem falar que muitas pessoas não usam os produtos de maneira adequada ou mesmo dentro do prazo estipulado de validade. Outras, também desprezam sinais importantes como a sensibilização da pele com ardores, coceira e alergia, por exemplo. Indicação de que se deve suspender o uso do cosmético que esteja causando essas reações.

    Ainda é preciso atentar para o fato de que alguns componentes dos cosméticos podem manchar ou descolorir a pele, obstruir os poros e causar espinhas, além das já citadas alergias. Portanto, o ideal é consumir esses produtos com indicação de médicos dermatologistas e nunca esquecer de dar tempo para a pele descansar.

Infelizmente, no Brasil, não há regulamentação de controle e teste de cosméticos. Mas, algumas substâncias e produtos são proibidos em vários países, sendo que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza fiscalizações e, eventualmente, proíbe o uso de algumas dessas substâncias. Então, o melhor é ficar de olho e se manter sempre bem informada. E sempre tentar saber o máximo sobre os produtos que você usa!