Fazer sauna prejudica a pele?

Muita gente considera a sauna uma maneira saudável e prazerosa de relaxar, mas será que ela pode prejudicar a sua pele? A promessa da sauna é, antes de mais nada, eliminar as substâncias tóxicas do corpo pelo excesso de suor. Ela limpa os poros e até hidrata, por incrível que pareça.

    Como quase tudo na vida, o uso da sauna tem vantagens e desvantagens. Seja sauna seca ou a vapor, o calor produzido faz a pele liberar as impurezas com muito mais facilidade. Se a sua pele estiver limpa antes de fazer a sauna é ainda melhor. A retirada de cravos e espinhas é muito mais fácil depois da sauna.

    A oxigenação da pele também melhora muito com a sauna. A vasodilatação causada pelo calor leva mais nutrientes para a camada superficial da pele. A pele fica mais hidratada, macia e as camadas profundas, mais protegidas.

    Depois da sauna também fica mais fácil fazer depilação, por exemplo. Os poros dilatados fazem com que esse processo seja mais rápido e muito menos doloroso. Mais um ponto para a sauna! Mas, e os cabelos?

Ao contrário do que muita gente pensa, a sauna pode trazer vários benefícios para os cabelos. Claro que, para isso, é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo, usar uma máscara de hidratação antes de entrar na sauna. Com os cabelos untados com a máscara, a sauna vai funcionar quase como um potencializador. As cutículas dos fios ficam dilatadas e a hidratação acaba sendo mais profunda.

A única recomendação é que, se você tem caspa, deve evitar o vapor em excesso. Outra dica importante: não use cremes ou óleos para entrar na sauna. Além de não funcionar adequadamente, podem acabar entupindo os poros. Vale muito mais a pena investir em bons dermocosméticos ou cosmecêuticos para depois da sauna. Com a pele mais limpa e os poros abertos, a absorção das substâncias ativas é bem melhor.

Você deve ter ouvido falar que quem tem pressão alta não deve fazer sauna. Pois esta é uma informação totalmente equivocada. Um estudo publicado no American Journal of Hypertension, nos EUA, afirma que a sauna pode reduzir em até 46% o risco de desenvolver a hipertensão. Isso, porque sessões rotineiras de sauna podem ajudar a controlar a pressão arterial.

Claro que nem tudo é positivo no uso da sauna. Ficar mais do que 15 minutos num ambiente de alta temperatura, por exemplo, pode ser prejudicial à saúde, pois, há muita perda de líquido. A pele pode até envelhecer antes da hora com o uso prolongado e cotidiano da sauna. Outra coisa: o ambiente da sauna é ótimo para a proliferação de fungos, então, nada de andar descalço e procure usar sempre toalhas e roupões próprios. Fazer sauna completamente nu não é recomendável.

Tomando-se esses cuidados, no entanto, uma boa sauna traz mais benefícios do que prejuízos. Sem falar que relaxa as tensões e deixa nossa pele bem mais saudável! Então, pode suar sem medo!