A beleza como inspiração

Mesmo com toda a evolução na sociedade, o mundo da beleza e dos cosméticos é, por excelência, parte intrínseca do universo feminino. E, assim como a mulher sempre inspirou obras de arte, a beleza também serviu e serve de inspiração para muitas produções culturais. Então, vamos dar algumas dicas de obras que falam desse universo ou se inserem nele de alguma maneira.

            Começando pelo cinema, um drama que se passa em parte num salão de beleza é “Flores de Aço” (1989). O filme é emocionante e tem um elenco invejável: Julia Roberts, Sally Field, Daryl Hannah, Shirley MacLaine, Dolly Parton, Olympia Dukakis e muitos outros. Baseado numa história real, apesar de antigo, ainda emociona. É preciso preparar os lenços!

            Outro filme ligado ao tema é o divertido “Hairspray” (2007), com John Travolta, Michelle Pfeiffer e Christopher Walken. Baseado numa peça famosa da Broadway, já teve outra versão em 1988, mas ver John Travolta como uma adolescente fora do peso é impagável.

            Na onda das séries, “A vida e a história de Madam C. J. Walker” com Octavia Spencer, na Netflix, é uma série que mostra uma das pioneiras da indústria da beleza nos EUA. Como é uma minissérie, dá para maratonar num final de semana. E vale a pena! Ótimo desempenho de Octavia, como sempre, e uma bela história.

            Entre os livros, a infinidade de títulos e abordagens é uma dificuldade na hora de escolher, assim, recomendamos alguns que são sempre um sucesso: “O mito da beleza”, de Naomi Wolf (2018, Rosa dos Tempos), trata de como a mulher sempre foi usada de maneira capitalista e machista para vender a própria beleza. Já rendeu muitas polêmicas nas redes sociais.

            Já “A história da beleza”, de Umberto Eco (org,) (2010, Record) é bem didático e traça um panorama histórico e crítico sobre a beleza e seus produtos. E para não dizer que a literatura ficou de fora, temos o já quase clássico “O perfume”, de Patrick Suskind (2008, Best Seller), que narra a obsessão de um perfumista na idade áurea dos aromas em perseguir determinado odor, levando-o até ao assassinato. Ótimo entretenimento para quem gosta de suspense e mistério com pitadas de sofisticação histórica.

            E, para terminar, uma dica de uma história em quadrinhos bem diferente: “A origem do mundo”, de Liv Strömquist (2018, Cia. Das Letras) que fala sobre as mulheres, ou melhor, de uma parte específica da anatomia feminina (essa mesma que você está pensando!). Bem escrita e imprescindível, a HQ tem uma legião de fãs pelo mundo afora. Então, anote as dicas e bom entretenimento para você!