O poder do ácido hialurônico

Um dos queridinhos da indústria cosmecêutica nos últimos anos, sem dúvida, é o chamado ácido hialurônico. Imagine uma simples molécula de açúcar com a capacidade para atrair água para a sua pele e, com isso, deixá-la sempre hidratada e flexível!? Pois é justamente isso que é o ácido hialurônico, usado até pouco tempo como substância injetável para “preencher” a pele.

Este poderoso ácido já está presente no nosso organismo, principalmente nas camadas profundas da pele. O problema é que, com o envelhecimento, um processo natural que ocorre na pele é a flacidez, tanto no rosto quanto no corpo. Claro que maus hábitos alimentares e sedentarismo colaboram para que isso ocorra mais cedo, mas é preciso entender que a flacidez sempre chega, cedo ou tarde.

A queda na produção do ácido hialurônico, que deixa a pele “preenchida”, é um dos principais fatores responsáveis pela flacidez, junto com a baixa na produção do colágeno, já que a diminuição dessas substâncias é natural durante o envelhecimento.

No entanto, essa perda de sustentação aparece com mais frequência nas mulheres, após a menopausa, e em idosos de ambos os sexos, pois, há a substituição de parte dos músculos por gordura. Além disso, pessoas que tiveram uma perda de peso repentina, que têm a pele clara ou aquelas que se expõem ao sol com muita frequência, principalmente sem proteção, também são bastante afetadas.

Hoje, o ácido hialurônico já está presente em dermocosméticos ou cosmecêuticos que combatam a flacidez. Outras substâncias eficazes são o ácido polilático (usado como preenchimento) e hidroxiapatita de cálcio. Assim, na hora de escolher cosméticos, prefira ativos que estimulem a produção de colágeno como, por exemplo, as vitaminas A e C.

Aproveite, também, as vantagens que o ácido hialurônico oferece. Ele trabalha na firmeza da pele e elimina os radicais livres gerados no tecido.

Claro que uma vida saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos sempre ajuda muito. Por exemplo, frutas a amora, o morango e o mirtilo são ricas em antioxidantes, assim como alimentos alaranjados são ricos em vitamina A.

Frutas como limão e acerola contém vitamina C, substâncias que contribuem para a formação de colágeno. Já a aveia, é fonte de silício, substância capaz de estimular a produção de colágeno. O poder do ácido hialurônico está mais do que provado, mas também precisamos fazer a nossa parte!