O uso prolongado de máscaras pode prejudicar a saúde da pele

Em tempos de pandemia, o uso de máscaras sanitárias é obrigatório e altamente recomendado. O problema é que cobrir a pele do rosto por períodos prolongados pode machucar, criar bolhas e predispor o desenvolvimento de acne ou alergias. Abafar a pele deixa ela sempre úmida e quente. Desse “casamento” nunca sai nada de bom para a pele!

Quais são os cuidados que se deve ter, então, para evitar que uma medida sanitária se transforme, também, num problema de saúde para a sua pele? Não são muito diferentes daqueles que você já conhece: lave o rosto ao menos três vezes ao dia, e sempre hidrate ao terminar; evite usar maquiagem; não aplique base ou corretivo no queixo ou no nariz; caso não seja um profissional de saúde, prefira máscaras feitas em algodão; evite usar produtos antienvelhecimento. Eles não são recomendados no momento, pois, podem agravar irritações. Também é preciso cuidado na hora de escolher a máscara. As do tipo cirúrgico ou N95 podem soltar uma espécie de resina, por causa do material com que são fabricadas. Isso pode gerar dermatites de contato (podem ser irritativas ou alérgicas e se caracterizam por vermelhidão e inflamação local). 

Por isso, prefira as máscaras triplas de algodão. Usar a máscara sempre com a pele limpa e sem maquiagem é o mais recomendado, assim como caprichar na hidratação. Apenas essas medidas simples já evitam as dermatites. Uma outra precaução que pode ajudar é, depois da retirada da máscara, usar substâncias calmantes para a pele.

Claro que o uso de máscaras de algodão implica, também, na adoção de medidas de uso recomendadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária):

1 – A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas; 

2 – Lavar previamente com água corrente e sabão neutro;

3 – Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária* (ou outro desinfetante) o equivalente de 20 a 30 minutos; 

4 – Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;

5 – Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar; 

6 – Passar com ferro quente; 

7 – Garantir que a máscara não apresente danos (menos ajuste, deformação, desgaste etc.), ou você precisará substituí-la; 

8 – Guardar em um recipiente fechado. 

* Para preparar uma solução de água sanitária ( 2,5%) com água, por exemplo, você pode diluir 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água.

O uso prolongado da máscara pode causar, ainda, equimoses, fissuras e ressecamento exagerado da pele, por isso, o mais recomendado mesmo é evitar o contato social e, assim, usar máscaras pelo menor tempo possível. Então, fique em casa!