Home-office trouxe aumento de casos de micose e dermatites

Uma das consequências diretas da pandemia de Covid-19 (coronavírus), sem dúvida foi o aumento das atividades profissionais remotas ou o chamado home-office, uma tendência que deve se firmar no período pós-pandemia. 

Um dos maiores benefícios neste momento difícil, sem dúvida, é eliminar deslocamentos desnecessários, mas entre as desvantagens estão o natural afastamento dos colegas de trabalho, o aumento da carga de tarefas e, quem diria, uma maior propensão para o desenvolvimento de micoses e dermatites, principalmente na virilha!

As condições de trabalho dentro de casa, na maioria das vezes, estão longe do ideal. “Escritórios” improvisados na sala, no quarto e até na cozinha sofrem a influência de poeira, sons, mesas e cadeiras inadequadas e, quando se percebe, aquelas infinitas horas sentado cobra o seu preço. Seja nas articulações, na coluna vertebral ou “mais embaixo”.

Stress, má alimentação e baixa imunidade são consequências diretas de muito home-office. Infelizmente, são também porta de entrada para as micoses; doenças chatas de se tratar e muito fáceis de se pegar, na definição de vários dermatologistas. As dermatites (de que já tratamos aqui em outro texto) também aparecem, principalmente as chamadas “de contato”.

Ficar sentado muitas horas diante do computador com roupas apertadas ou de fibras sintéticas aumenta a umidade na região da virilha e genitais, favorecendo o aparecimento das micoses, que geralmente começam com uma insistente coceira que não cede facilmente, podendo se transformar num verdadeiro tormento.

Além de ser a região mais úmida do corpo, a virilha geralmente fica coberta por roupas o dia todo. Por isso, uma maneira de evitar a doença é secar as roupas, de preferência, ao sol ou, então, deixá-las por bastante tempo no varal até que fiquem bem secas. E, se possível, passadas com ferro quente. Fungos, que são os verdadeiros causadores das micoses, gostam de ambientes úmidos, portanto, deixe tudo sempre seco. 

 Entre os outros cuidados para prevenir as micoses e dermatites, o mais básico é sempre ter hábitos adequados de higiene. E, isso é muito importante, secar bem o corpo após o banho, principalmente nas áreas de dobras, como a região entre os dedos das mãos e pés, virilhas, axilas e região debaixo das mamas, no caso das mulheres, pois, ambientes aquecidos e úmidos, como as áreas de dobras, favorecem a proliferação de fungos. 

Também não se deve compartilhar utensílios de manicure ou pedicure. O ideal é que lixas de unhas e palitos sejam sempre descartáveis. Micoses nas unhas podem se propagar através de lixas e palitos previamente usados e contaminados com fungos. Outro cuidado é o de não retirar a cutícula, que tem função protetora, impedindo justamente a entrada de fungos e bactérias.

Outra dica é, quando necessário a permanência de muitas horas sentado, usar roupas leves, largas e, de preferência, feitas de algodão, podendo se evitar, inclusive, as roupas de baixo… afinal, estamos cada um na sua casa mesmo, não é?