Da natureza para a sua pele

A indústria dos cosméticos não seria a mesma se não fosse a riqueza e a diversidade da natureza. Abóbora, pepino, frutas, amêndoas e a onipresente Aloe vera são apenas alguns exemplos dos benefícios do uso de insumos naturais na fabricação de produtos de beleza e higiene. E, mesmo quando as substâncias presentes em frutas e plantas não devem ser ingeridas, elas ainda podem ser de grande valia para a indústria da beleza.

As amêndoas amargas, por exemplo, apesar de muito apreciadas por seu sabor, possuem um componente perigoso, o cianeto (chamado antigamente de cianureto). Mas, obviamente, antes de poderem ser consumidas, passam por um processo que retira seu potencial mortífero. Sem querer arriscar, alguns países simplesmente proíbem a sua comercialização, como a Nova Zelândia, por exemplo.

Mas é justamente desse tipo de amêndoa que vem uma substância revolucionária na indústria cosmecêutica. Um alfa-hidroxiácido (AHA) derivado da hidrólise do extrato das amêndoas amargas tem sido amplamente utilizado para o tratamento do fotoenvelhecimento, da acne e de hiperpigmentações. 

É o chamado Ácido Mandélico, que promove a descamação das células mortas da pele, o fechamento dos poros abertos e até um suave clareamento. Mas, sua capacidade vai muito além disso. Ele pode atuar como hidratante, antisséptico e antibiótico. Pode ser aplicado em produtos como esfoliantes e contra a acne. Serve para peelings, cremes antienvelhecimento e até contra a hiperpigmentação da pele! Ufa! Parece um coringa! 

Ele tem a capacidade de penetrar lentamente na pele, o que favorece a sua ação com efeito uniforme, aumentando a resposta às agressões cutâneas. Pode ser utilizado com segurança em peles de vários tipos, além de ter ações bacteriostática e fungicida. E pensar que tudo isso sai de um punhado de amêndoas que até poderiam ser venenosas!

O ácido mandélico é apenas um dos exemplos de como a natureza pode ajudar na saúde da nossa pele e cabelos. Erva doce, cúrcuma, camomila, hamamélis e tantas outras plantas e frutos estão cada vez mais presentes na indústria cosmética. E com grande potencial de se transformarem em produtos de alta eficácia!

Da próxima vez que for ao seu médico dermatologista, peça para ele mais informações sobre os benefícios do ácido mandélico, assim como indicações de produtos que contenham essa substância em sua composição. Você vai sentir a diferença na própria pele!