Elas gostam de promoções, mas gastam bastante!
Quando se trata de produtos de maquiagem e cosméticos, o perfil de consumo das brasileiras é um espanto! Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da Picodi.com, site de descontos. Os dados foram colhidos em junho, de modo online, e apontam que a média de gastos das brasileiras com maquiagem e cosméticos é de R$ 1530 ao ano!
Outro fator que chama a atenção é que, apesar de parecer um gasto excessivo para um país com as desigualdades do Brasil, 77% das entrevistadas afirmaram que o preço é o fator que mais pesa na hora da compra, seguido de 55% que apontam a marca como o principal fator de consumo.
39% das mulheres compram um cosmético novo quando encontram uma promoção, enquanto 32% só fazem a compra quando o produto acaba. Entre os produtos mais consumidos, a máscara é o item mais popular entre as brasileiras, seguida de batom, gloss e base.
Se compararmos com outros países, as brasileiras gastam mesmo muito mais com cosméticos do que, por exemplo, as argentinas, as mexicanas, suecas e suíças, mas menos do que as espanholas, as portuguesas, americanas e britânicas.
Mas, nem todas as brasileiras gostam de maquiagem: 37% usam maquiagem todos os dias, enquanto 44% só usam maquiagem de vez em quando e 13,9% nunca usam.
Outro dado interessante da pesquisa é que médicos e especialistas (como os próprios maquiadores, por exemplo) perdem para blogueiras e influenciadoras digitais na hora das recomendações sobre os produtos: somente 20% das entrevistadas seguem as recomendações dos médicos e especialistas, enquanto 28% seguem as de blogueiras e afins.
Já as recomendações das amigas perde de lavada, somente 6% das entrevistadas disse se guiar por suas amigas na hora de comprar maquiagem ou cosméticos.
A pesquisa também revelou que os cosméticos orgânicos, uma tendência que vem crescendo no país, podem levar vantagem sobre os chamados cosméticos tipo premium. 54% das entrevistadas afirmou que compraria um cosmético orgânico, desde que o preço fosse razoável, contra 45% que comprariam, ocasionalmente, um do tipo premium.
A pesquisa ouviu mulheres entre 18 e 50 anos e também fez perguntas para homens. Uma coisa é certa: o mercado de cosméticos no Brasil ainda está longe de ser um mercado maduro, ou seja, ainda há muitos nichos a se explorar, tanto para homens quanto para mulheres. Mas, o indicativo de gastos apontado pela pesquisa da Picodi é bastante animador para um país que precisa fazer sua economia girar cada vez mais depressa!