A importância da biotecnologia na indústria dos cosméticos

Que a indústria dos cosméticos evoluiu enormemente nas últimas décadas, quase todo mundo já sabe, mas não é apenas a sofisticação técnica na produção e nem as novas exigências dos consumidores, por exemplo, que andam ditando essa evolução.

A biotecnologia é cada vez mais presente na produção de cosméticos. E ela está intimamente ligada ao uso das enzimas, que são uma espécie de proteína constituinte de células animais e vegetais.

As enzimas têm capacidade de interferir em quase todas as funções metabólicas dos organismos vivos e algumas, como a papaína, por exemplo, extraída do mamão, já são muito usadas em cosméticos para a pele. Sua vantagem é ser antialérgica, esfoliante e cicatrizante. 

Outras são usadas há muito tempo, até na indústria farmacêutica. Como a bromelina, por exemplo, uma enzima extraída do abacaxi, que serve para combater problemas respiratórios. Nos cosméticos, a bromelina entra como agente de limpeza e no combate à celulite. Também atua na renovação celular.

Na verdade, a biotecnologia na produção de cosméticos vai potencializar, de forma natural, os princípios ativos das matérias–primas utilizadas na produção. Além disso, reduz os custos dessa produção, graças à simplicidade do isolamento dessas enzimas. Também diminui a necessidade de utilização de corantes artificiais, substâncias químicas e emulsões, já que realiza as funções destas substâncias.

Para aqueles consumidores preocupados com o impacto ambiental da produção dos seus cosméticos preferidos, a boa notícia é que a biotecnologia diminui o uso de ácidos e compostos químicos, já que estes são substituídos pelas enzimas,  que acabam atuando em praticamente todas as fases da produção dos cosméticos.

Obviamente, isso contribui para a diminuição de toxicidade dos rejeitos dessa produção, além de permitir um menor consumo de energia, do uso de água, de estimular o reflorestamento sustentável etc.

Assim, se você vir a informação de que o seu cosmético usa enzimas de abóbora ou de mamão, por exemplo, saiba que a biotecnologia está presente na sua confecção. Isso garante um produto mais natural, de baixo impacto ambiental e de baixo nível de rejeição celular. Confira sempre os rótulos dos produtos que você consome ou peça uma avaliação do seu médico dermatologista. Você vai sentir a diferença!