Hidratar é preciso!

Frio, calor, vento, poeira e outros agentes externos agridem a nossa pele diariamente, por isso, manter a pele sempre hidratada é muito importante. A hidratação, inclusive para as peles oleosas, protege o nosso organismo e mantém a saúde da pele sempre em dia.

Uma pele adequadamente hidratada tem uma textura melhor, mais viço e maciez. Sem falar que, na necessidade de aplicação de algum medicamento ou tratamento, a pele vai responder de maneira mais rápida e positiva. Um organismo desidratado fica mais frágil diante das agressões externas, afinal, nossa pele é uma barreira de proteção contra a ação de substâncias nocivas e micróbios. Tanto no inverno quanto no verão, uma pele sem hidratação pode ressecar. E aí começam problemas mais sérios! Coceira, descamação e vermelhidão podem aparecer e, até, se instalar de vez!

Algumas pessoas que possuem a chamada pele oleosa acabam não se hidratando de maneira adequada por acharem que estão prevenidas contra o ressecamento. Mas, não é bem assim.

Se tem uma afirmação que quase todos os dermatologistas fazem é a de que todas as peles precisam de hidratação, até as oleosas. Se uma pele oleosa não estiver hidratada, pode ressecar e ficar ainda mais oleosa.
Mas, não se pode, também, apelar para qualquer tipo de produto. É importante que se escolha dermocosméticos adequados para o seu tipo de pele e, de preferência, indicados por um médico.

Um bom hidratante tem toque seco sobre a pele, com ação calmante e capacidade de absorção muito rápida. Além disso, existem ativos hidratantes especialmente indicados para a pele oleosa, como o Ácido-Hialurônico, o PCA-Na, Alantoína e a Niacinamida, por exemplo. Os produtos mais indicados devem ser leves e fluidos sobre a pele, permitindo aplicar também um protetor solar por cima.

Depois da escolha correta dos produtos que vai usar na sua pele, o próximo passo é beber, ao menos, dois litros de água ao longo do dia. Por isso, não se descuide. E por falar em hidratação, já bebeu sua água hoje?