Tá na hora do banho!

A maioria dos dermatologistas e especialistas vive alertando: na hora do banho, cuidado com a temperatura da água! Mas, será que existem outros perigos para a saúde da pele e dos cabelos além da água quente?

Ninguém nega que um bom banho faz bem para o corpo e para a alma, afinal não deixa de ser prazeroso se cuidar da própria higiene. Mas, tomar banhos prolongados com água em temperatura muito elevada pode ser ruim para a sua pele: água muito quente resseca a pele, mas por outro lado, aumenta a oleosidade do couro cabeludo e dos cabelos, favorecendo o aparecimento da caspa, fungos e dermatites. Ou seja, pele ressecada e cabelos oleosos.

Mas, é preciso salientar que isso acontece com aquele banho MUITO quente. Um banho com água em temperatura amena pode até trazer benefícios. Diminuição de dores musculares, por exemplo, redução de inchaços, melhora na ansiedade e até ajuda quem tem dificuldade para dormir!

No entanto, por causa da temperatura da pele, que difere de indivíduo para indivíduo, achar a temperatura ideal do seu banho pode ser um desafio. Até porque, a maioria dos modelos de duchas e chuveiros disponíveis no mercado não possui gradações “finas” de ajuste de temperatura.

O ideal, então, é não tomar banhos muito longos. Assim, se a temperatura da água não estiver correta, os riscos serãos menores. Não se esqueça que nós, brasileiros, temos o banho como um importante ritual de limpeza (diferentemente de muitos outros povos) e podemos tomar até mais de um por dia, então, os danos de um banho prolongado se multiplicam.

Mas um bom banho não pode ser feito apenas de água ideal e um sabonete de qualidade. Pode incluir óleos essenciais, sais de banho, cremes esfoliantes, sabonete líquido, sabonete íntimo… acessórios como buchas e esponjas etc.

Para aqueles que afirmam não ter tempo (ou têm preguiça mesmo!), o banho pode servir até para se fazer uma hidratação “a jato” da pele. Basta utilizar um bom creme hidratante próprio para uso no banho, assim ele não sairá no enxágue. Além de cremes, existem boas mousses e óleos no mercado. E isso pode ser feito quase que diariamente.

Assim, não perca tempo. Invista na busca da temperatura ideal e dos produtos que possam ajudar você a ter uma pele saudável, hidratada, fresca e, o que mais importa, incrivelmente limpa!