Unhas não servem apenas para se usar esmalte!

Elas podem ser um indicativo importante de como anda a sua saúde!

Se você acha que as unhas são apenas um presente estético da natureza para incrementar a beleza de suas mãos, melhor pensar um pouco mais! Além de poderem receber esmaltes bonitos e brilhantes, elas também são um indicativo importante de como anda a sua saúde!

Cuidar das unhas faz parte dos princípios de higiene e estética, mas elas dão sinais cada vez que o nosso corpo vai mal. Por exemplo, unhas muito quebradiças podem indicar falta de vitaminas A, C ou B, além de uma possível baixa atividade da tireóide. Já unhas muito amareladas podem significar presença de fungos, um problema comum, mas de difícil tratamento.

Claro que não podemos desprezar a carga genética, que vai acabar determinando formatos e colorações diferentes para as unhas de cada pessoa. Mas, problemas como unhas que se descolam da base ou de cor azulada podem ser sinais de graves problemas de saúde que estão afetando órgãos importantes como coração, fígado e os pulmões.

Além de consultar um médico regularmente, você também pode cuidar das suas unhas além das bases e esmaltes.Unhas saudáveis são mais “transparentes”quando surge algum problema grave no organismo.

A primeira dica é: se você adora usar esmaltes todos os dias, reserve pelo menos uma semana por mês para deixar suas unhas “respirarem”. Deixe as unhas sem esmalte ou base. Outra dica também é alternar cores claras com escuras. A longo prazo, usar somente esmaltes escuros pode escurecer também as unhas.

Evite tirar a cutícula com frequência! Isso elimina uma barreira importante contra a entrada de microorganismos que causam as micoses, por exemplo. Se você acha que, sem retirar a cutícula, suas unhas ficarão com aspecto ruim, cuide mais da hidratação das cutículas, evitando assim o ressecamento e o “visual” desleixado.

Evite contato com produtos químicos ou abrasivos! Ao realizar tarefas que necessitem da manipulação desse tipo de produto, use luvas, Suas unhas vão agradecer!

Não descuide da sua alimentação e hidratação! Para ter unhas e até cabelos mais bonitos e saudáveis você precisa beber bastante água e se alimentar de maneira equilibrada. Existem alimentos que são amigos das unhas e cabelos como as castanhas em geral, grãos como feijão e lentilha, por exemplo, que são boas fontes de Zinco. Ou ovos e frutos do mar, ricos em proteínas e, consequentemente, aminoácidos.

Outra dica muito importante é não roer as unhas! Isso é muito prejudicial, pois, afeta a queratina das unhas, deixando-as mais frágeis, além de ser uma possível fonte de contaminação para o organismo.

Lixar e cortar regularmente as unhas do jeito certo e não usar acetona para remover o esmalte também são dicas importantes. Já existem removedores de esmalte no mercado que não levam acetona em sua composição.

Seguindo essas dicas e prestando atenção nos sinais que suas unhas emitem, você terá unhas melhores e uma saúde também muito melhor!