Ácido hialurônico ou ácido mandélico?

Conheça as diferenças e benefícios entre esses dois poderosos ácidos.

Sem dúvida, algumas substâncias têm chamado a atenção da indústria cosmecêutica nos últimos anos. Duas das mais citadas e usadas são os chamados ácido hialurônico e o ácido mandélico. Mas, você sabe o que cada um pode fazer pela sua beleza?

O ácido hialurônico já está presente no nosso organismo, principalmente nas camadas profundas da pele. O problema é que, com o envelhecimento, um processo natural que ocorre na pele é a flacidez, tanto no rosto quanto no corpo. A queda na produção do ácido hialurônico, que deixa a pele “preenchida”, é um dos principais fatores responsáveis pela flacidez, junto com a baixa na produção do colágeno, já que a diminuição dessas substâncias é natural durante o envelhecimento.

Já o ácido mandélico possui ações hidratante, clareadora, antibacteriana e fungicida, sendo indicado para peles oleosas. Ele pode clarear manchas escuras da pele, hidratar profundamente, combater o aparecimento de cravos e espinhas, suavizar rugas e linhas de expressão e até auxiliar no tratamento de estrias.

Hoje, tanto o ácido hialurônico quanto o mandélico já estão presentes em dermocosméticos ou cosmecêuticos que combatam a flacidez e as rugas. Além disso, o ácido hialurônico oferece vantagens como uma pele mais firme, além de poder eliminar os radicais livres gerados no tecido epidérmico.

Derivado das amêndoas amargas, o ácido mandélico é encontrado em fórmulas com concentração entre 1 e 10%, na forma de cremes, óleos ou sérum (líquido fluido de rápida absorção) e pode até já aparecer combinado com o próprio ácido hialurônico ou outras substâncias. Aliás, é altamente recomendável que o ácido mandélico seja usado em conjunto com outros ácidos.

Claro que uma alimentação equilibrada e exercícios físicos também ajudam bastante a manter sua pele sempre saudável. Por exemplo, frutas como a amora, o morango e o mirtilo são ricas em antioxidantes, assim como alimentos alaranjados são ricos em vitamina A.

Limão e acerola contém vitamina C, substâncias que contribuem para a formação de colágeno. Já a aveia, é fonte de silício, substância capaz de estimular a produção de colágeno.

Aposte nos dois ácidos mais poderosos da indústria da beleza, mas não esqueça de fazer a sua parte!