De olho no vencimento!

Você costuma conferir regularmente o seu estojo de maquiagem, nécessaire, esmaltes ou os cremes e potes no armário do banheiro? Se algum cosmético ou produto de higiene pessoal está fazendo aniversário no seu armário ou na sua bolsa, cuidado! O uso desse tipo de produto fora do prazo de validade pode trazer problemas como infecções, alergias e muito mais!

Só a pouco tempo os brasileiros começaram a criar o hábito de verificar os prazos de validade recomendados nos produtos que compram nos supermercados. No entanto, quando o assunto são cosméticos, dermocosméticos, cosmecêuticos e outros produtos de beleza, essa parece ainda não ser a regra.

Muita gente gasta bastante em cremes e maquiagem para depois deixar os produtos esquecidos no fundo da bolsa. Quando vai usar, o produto já venceu. E olha que o prazo mínimo de validade de um cosmético geralmente é de 12 meses, ou seja, um ano. O prazo máximo, geralmente, fica em torno de 36 meses, ou três anos. Passou disso, é melhor descartar.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia tem até uma orientação geral sobre os prazos de validade de maquiagem: 6 meses para rímel, 48 meses para batom e 36 meses para sombras compactas. 

Mas, isso varia muito, uma vez que os componentes ativos presentes no produto podem ser mais ou menos sensíveis ao tipo de uso e armazenamento. Por exemplo, produtos que têm vitamina C podem oxidar com muita facilidade e perder rapidamente a eficácia, se não forem manipulados e armazenados adequadamente.

Na hipótese mais branda, um produto de beleza vencido perde totalmente a sua eficácia. Na pior hipótese, causa problemas de saúde. Então, o jeito é prestar atenção na hora de comprar e usar dentro do prazo recomendado.

A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar você a evitar problemas com a validade dos produtos:

  • Guarde sempre seus cosméticos bem fechados e em lugar fresco e arejado;
  • Produtos que ficam guardados no banheiro (onde a umidade é alta) ou na bolsa e no carro (onde o calor é alto) têm tendência a ter seu prazo de validade encurtado;
  • Se você faz como a maioria das pessoas e não guarda a caixa do produto, onde geralmente se encontra o prazo de validade, faça etiquetas e cole na própria embalagem;
  • Você até pode usar um batom ou um blush vencidos e constatar que eles ainda funcionam, mas lembre-se que, ao fazer isso, pode estar se expondo à alergias, infecções e outros problemas;
  • Não compre produtos de beleza desnecessariamente e nem em grande quantidade. Dimensione o uso e a necessidade sempre antes de ceder ao impulso de comprar;

Seguindo essas recomendações, você poderá desfrutar de todas as qualidades de seus produtos de beleza preferidos e cuidar da sua saúde com muito mais responsabilidade.