O Big Data e o próximo passo da indústria dos cosméticos

Você pode até não saber o que significa “big data”, mas com certeza contribui muito para aumentá-lo toda vez que acessa as suas redes sociais. A expressão se refere ao volume de dados gerado todos os dias na chamada Era da Informação. Até 2025 a estimativa é que sejam gerados diariamente cerca de 163 zettabytes, simplesmente dez vezes mais do que o volume gerado até 2018, por exemplo. E isso não dá nem para gente imaginar o que seja. Parece mesmo que o futuro já chegou por aqui. Agora, o que isso tem a ver com os cosméticos que você usa todos os dias? 

Nos últimos anos, o uso do “big data” vem sendo cada vez maior na indústria dos cosméticos. Seja para potencializar a experiência sensorial de um perfume ou mesmo apenas para entender melhor o comportamento dos consumidores, o volume de dados gerado todos os dias no mundo virtual vale ouro para vários setores estratégicos.E os fabricantes de cosméticos estão entre eles.

Por exemplo, as empresas que atuam no setor de perfumes fazem testes diretos com as consumidoras há anos. Esses testes geram dados. Esses dados podem virar estatísticas. E as estatísticas ajudam os perfumistas a, por exemplo, intensificar a sensação de limpeza ou frescor que as consumidoras desejavam, entregando um produto final mais próximo ao que elas realmente esperam.

Até as fórmulas dos cosméticos podem ser ajustadas e aperfeiçoadas com o uso de algoritmos, por exemplo, diminuindo o número de ingredientes mas preservando a eficácia e a qualidade do produto. Claro que coletar e processar os dados da “big data” é uma tarefa bastante complexa e, para alguns fabricantes, pode nem valer a pena.

Mas, na Era da Informação, o uso de dados, seja quais forem, é praticamente ilimitado. De campanhas políticas ao marketing digital, os algoritmos estão ditando o que vemos,ouvimos e até comemos. Assim como as nossas escolhas de shampoos, cremes e loções.

Se vamos chegar ao ponto de termos máquinas capazes de prever o futuro do consumo, como em velhos filmes de ficção científica, só o tempo dirá. Mas, não pense que o que você posta ou comenta em suas redes sociais não está sendo visto por ninguém. Ao contrário, tem muita gente de olho nas mínimas informações que você gera e fazendo isso voltar para você em forma de desejo de consumo. Pode acreditar!