A pandemia e o mercado da beleza

Impossível negar que o mundo já é outro, depois do impacto da pandemia do coronavírus. Vários setores estratégicos tiveram e terão que, também, se transformar, para poder sobreviver nestes novos tempos. O mercado dos cosméticos entrou otimista em 2020, mesmo que o momento já não fosse bom, mas como será que está saindo de seu ano mais desafiador?

         Depois de uma estimativa tímida de crescimento de apenas 1,5% de que os orçamentos familiares seriam destinados à compra de produtos de beleza e higiene em 2020, as vendas diretas destes produtos de beleza, na verdade, caíram até 15% já no mês de março.

Os salões de beleza também sentiram o baque: 25% dos consumidores cancelaram ou suspenderam seus gastos e 76% deixaram de pagar prestadores de serviços como manicures e pedicures, por exemplo.

         Algumas marcas como Natura e Boticário, que não se prejudicaram de forma significativa, usaram seu prestígio para fazer ações de responsabilidade social, como envasar e distribuir álcool em gel e sabonetes para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

         O gasto com produtos de uso cotidiano como shampoos, cremes e produtos que podem ser aplicados pelo próprio consumidor, não despencou, mas cresceu timidamente; com rara exceção para os sabonetes, que tiveram até 22% de aumento nas vendas, provavelmente pelo, também, proporcional aumento no número de banhos; uma das poucas armas contra o vírus.

         Mas, daqui para a frente, quais podem ser as tendências desse mercado?

O self care deve aumentar, assim como o comércio online em sites de cosméticos e farmácias. Uma lenta retomada, que já se faz sentir, no uso de profissionais autônomos que atendem em domicílio também vai acontecer. Uma maior busca por informações sobre produtos de beleza, assim como vídeos do tipo “faça você mesmo” também já está se concretizando.

Pelo lado das empresas, a busca por novos caminhos, seja investindo em marketing ou tecnologia, deve ser a tônica do mercado. O uso de ferramentas como a RA (Realidade Aumentada) para venda online ou os já manjados cookies deve ser ainda maior.

Como quase tudo ligado à pandemia de COVID-19, é difícil se fazer uma previsão do que nos espera em 2021, mas uma coisa é certa: o mercado dos produtos de beleza nunca mais será o mesmo!