Produtos de beleza oferecem riscos à saúde?

Produtos de beleza oferecem riscos à saúde?

Você já pensou que os produtos de beleza e higiene que você usa podem oferecer riscos à sua saúde? Apesar de muitas pessoas usarem diariamente produtos como cremes, géis e pastas, por exemplo, que entram em contato com a pele e mucosas; poucas se preocupam em ler as especificações técnicas para saber se algum componente pode causar uma alergia ou outra reação adversa qualquer.

            Isso vale para sabonetes, pastas de dente, cremes hidratantes e até shampoos. Uma das saídas é usar produtos que tenham sido dermatologicamente testados, ou seja, são testes realizados na pele de voluntários, considerados prova biológica “in vivo”, por laboratórios de pesquisas, onde são utilizados metodologias e critérios de avaliação específicos.

            Como as leis que regulamentam os testes em seres humanos são muito rígidas ( no Brasil, por exemplo, os protocolos são aprovados por uma Comissão de Ética Médica); o processo é lento e cuidadoso. O patch test ou teste de contato é considerado o melhor sistema de avaliação para o diagnóstico de dermatite de contato alérgico, por exemplo. A dermatite alérgica é uma resposta inflamatória na pele, devido uma exposição tópica de substâncias externas.

Já o teste de compatibilidade cutânea baseia-se em repetidas aplicações do produto que se deseja testar. Realizado geralmente em etapas, em um primeiro momento por 48 horas, e após 96 horas depois. Ao término do teste é possível um laudo.

Estes testes são feitos sobre a pele, dispostos em fitas adesivas conhecidas por apósitos oclusivos. Quando retirados deixam marcas bem visíveis no ponto do teste.

O objetivo é detectar possíveis irritações, sensibilidade e alergias.

            Já outra coisa que torna os produtos de beleza mais seguros é a lei.

A classificação de cosméticos, produtos de higiene, perfumes e outros de natureza e finalidade idênticas estão baseados nos artigos 3° e 26° da Lei 6.360/76 e artigos 3°, 49° e 50°, do Decreto 79094/77.

Os grupos de produtos estão enquadrados em quatro categorias e classificados quanto ao grau de risco a que oferecem, dada a sua finalidade de uso, para fins de análise técnica, quanto do seu pedido de registro:

A – Categorias: Produto de Higiene; Cosmético; Perfume; Produto de Uso Infantil.

B – Grau de Risco: Grau 1 – Produtos com risco mínimo, ou seja, são produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes cujas formulações se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram informações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às características intrínsecas do produto;

Grau 2 – Produtos com risco potencial, ou seja, são produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes cujas formulações possuem indicações específicas, cujas características exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, bem como informações e cuidados, modo e restrições de uso.

Os critérios para essa classificação foram definidos em função da finalidade de uso do produto, áreas do corpo abrangidas, modo de usar e cuidados a serem observados, quando de sua utilização.

Assim, para ter certeza de que os produtos que você usa no corpo são seguros procure pelo que mais interessa: informação!