Beleza combina com verão?
Uma das estações mais esperadas do ano já chegou, mas o verão pode ser um verdadeiro tormento para quem tem que andar sempre bonita e saudável. As altas temperaturas agridem o corpo e o excesso de ar condicionado ataca a pele e os cabelos. A dificuldade de hidratação aumenta e a perda de nutrientes importantes, como os sais minerais, também se eleva… sem falar em ventos quentes e baixa umidade do ar, praia, piscina, enfim, cuidar da beleza e da saúde no verão não é fácil, mas pode ser mais confortável com algumas dicas simples.
Antes de mais nada, é preciso entender que não adianta esperar o verão chegar para só então começar a se cuidar. É preciso se preparar para a estação durante o ano inteiro. Aliás, boa parte dos cuidados com a pele no inverno, por exemplo, vão deixá-la bem mais fácil de cuidar e mais bonita no verão.
A primeira e mais importante dica, obviamente, vale para todos os dias: use sempre protetor solar com fator de 30 para mais. Se frequentar praia ou piscina, redobre a atenção na aplicação do protetor, não esquecendo de usar gel refrescante ou pós sol depois. Uma dica caseira eficiente é usar chá de camomila gelado para isso.
A segunda dica fundamental, também, é não esquecer de hidratar bem o corpo. Muita água, suco natural, água de coco, chás etc. ajudam o seu corpo a ter mais equilíbrio por dentro e por fora. Cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, que ajudam a desidratar o organismo.
Além da pele, os cabelos sofrem tanto ou mais no verão, por isso, é preciso fazer hidratações nas pontas uma vez por semana, principalmente se você vai frequentar praia e piscina durante toda a estação. Também evite o uso do secador e, sempre que ficar exposta ao sol, use chapéu para proteger o couro cabeludo.
Agora, se você precisa usar maquiagem mesmo no verão, não pode se esquecer de hidratar bem a pele. Na hora de se maquiar, prefira os produtos à prova d’água e que já contenham protetor solar na fórmula, evitando aqueles produtos que podem “derreter” e deixar uma aparência desastrosa.
Pés e mãos também não podem ser esquecidos na estação mais quente, já que ficam bem mais expostos do que o normal. Muita gente, que até tem o hábito de usar o protetor solar, acaba negligenciando os pés, mas essa área do corpo também precisa de proteção e pode ficar com uma marca desagradável do chinelo, caso você esqueça o protetor.
Ao calçar sapatos mais fechados, aposte nos talcos específicos para pés e não os deixe úmidos por muito tempo. Isso evita o aparecimento de fungos, tão comuns na estação.
Evite também lixar os pés, optando por uma esfoliação leve, já que gera uma agressão menor, principalmente na área do calcanhar. Outra dica importante para os pés é que, como tendem a inchar naturalmente no calor, é bom evitar sapatos com tiras apertadas ou moldes muito justos.
Com essas e outras dicas, sua beleza e saúde estarão preservadas, apesar das altas temperaturas do verão. E você pode aproveitar tudo o que a estação tem de melhor!